"Não me recordo de já ter encontrado nas obras dos santos e dos filósofos alguma palavra que negue serem os planetas guiados por seres espirituais ...Parece-me que é possível demonstrar que os corpos celestes estão regidos por uma inteligência, seja diretamente de Deus, seja por intermédio dos anjos." (BLAVATSKY, 2003 - vol. V, p 310)
Em Ocultismo, os sete astros principais em relação à Terra possuem, cada um, características próprias que devem ser conhecidas do magista porque são analogicamente associadas a signos e seres da Terra, sua origem, sua história, sua evolução. Cores, pedras, metais, plantas, animais, metais relacionados a cada um dos sete astros são usados em magia na confecção de talismãs, amuletos, medalhas, joias, figuras traçadas em tela, pergaminho ou papel e, claro, em poções. A seguir, colocamos alguns dos atributos ligados aos sete principais planetas dentro do ocultismo.
• Sol: totalidade das possibilidades contidas em um ser, é a soma das possibilidades, por isso o signo solar define a personalidade da pessoa, e o sol representa o brilho, aquilo que se mostra
• Lua: Alma, é o que dá movimento à vida, sentimentos e emoções, a lua assim representa o que está oculto, mas é o que diferencia cada um.
• Mercúrio: Alma sobre o espírito sobre a matéria, a vontade e emoções usando o espírito para dominar a matéria
• Vênus: a totalidade das possibilidades (espírito) governando a existência, a matéria sendo subjugada pelo espírito. Por isso é o planeta da beleza.
• Marte: é a cruz da matéria sobre a totalidade das possibilidades. A cruz limitando o espírito, por isso ele representa a ação, não existe a contemplação
• Júpiter: é o semicírculo da alma colocado acima da matéria. É o estágio em que a Alma já cumpriu sua experiência na Terra e agora compreende a Lei. É a consciência livre da ilusão.
• Saturno: É a cruz sobre o semi-círculo. É oposto a Júpiter. Aqui a natureza manda e prevalece sobre os desígnios da alma. Saturno representa o tempo, o clima e as estações.